Reunião entre a Primeira-Ministra do Japão e Donald Trump
A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrata, prometeu uma “nova era de ouro” nas relações entre Japão e Estados Unidos durante um encontro com o presidente Donald Trump, em Tóquio, no dia 28 de outubro de 2025.
Trump, que está em uma viagem de sete dias pela Ásia, e Takaichi assinaram um acordo que estabelece uma estrutura para a mineração e o processamento de terras raras e outros minerais essenciais. Essa iniciativa surge após a China endurecer os controles de exportação desses materiais, fundamentais para diversos produtos.
Acordo de Cooperação em Minerais Críticos
Os Estados Unidos e o Japão planejam colaborar por meio de políticas econômicas e investimentos coordenados para desenvolver mercados diversificados e justos para minerais críticos. A Casa Branca destacou que o objetivo do acordo é “ajudar ambos os países a alcançar resiliência e segurança nas cadeias de suprimentos de minerais críticos e terras raras”.
Takaichi descreveu a relação de segurança entre os dois países como a “maior aliança do mundo”, afirmando que o Japão está “pronto para contribuir para a paz e a estabilidade mundiais”.
Interações Pessoais e Reconhecimento
Durante a reunião, Trump e Takaichi assistiram a um trecho de um jogo da Série Mundial de beisebol, destacando a presença do jogador japonês Shohei Ohtani. Takaichi também mencionou que indicaria Trump para o Prêmio Nobel da Paz, uma honraria que ele busca desde seu retorno à presidência.
A nova primeira-ministra, que assumiu o cargo em 21 de outubro, parabenizou Trump por seu papel em cessar-fogos em conflitos internacionais. Ambos os líderes fizeram referências ao ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, ressaltando a amizade e a colaboração entre os países.
Próximos Passos e Encontro com Xi Jinping
Após a visita ao Japão, Trump seguirá para a Coreia do Sul, onde se encontrará com o presidente Lee Jae Myung e com o presidente chinês Xi Jinping. O clima entre as potências globais tem se intensificado, especialmente devido a ameaças de tarifas e interrupções no comércio de minerais e tecnologias.
Antes de chegar a Tóquio, Trump expressou respeito por Xi e manifestou otimismo em relação a um possível acordo entre os países.
Fonte por: Poder 360
