Reuniões entre EUA e Rússia em Abu Dhabi visam paz na Ucrânia
O secretário do Exército dos Estados Unidos, Dan Driscoll, encontrou-se com autoridades russas em Abu Dhabi nesta segunda-feira (24) para discutir um plano para encerrar a guerra na Ucrânia. A informação foi confirmada por uma fonte dos EUA.
Driscoll deve continuar as reuniões nesta terça-feira (26). Embora a composição da delegação russa não tenha sido divulgada, a fonte destacou que Driscoll é o membro de mais alto escalão da delegação americana, excluindo diplomatas.
Objetivos das reuniões
O propósito das reuniões é estabelecer as bases para futuras negociações de alto nível. A participação da delegação russa ocorre com a aprovação do presidente Vladimir Putin, segundo a fonte.
Esses encontros seguem dias de intensa diplomacia em Genebra, onde autoridades americanas e ucranianas discutiram uma proposta de 28 pontos, elaborada com contribuições de ambos os lados, conforme mencionado pelo secretário de Estado dos EUA.
Desenvolvimentos recentes
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou que a nova proposta agora contém “menos de 28 pontos”, levando em consideração várias questões importantes. A delegação ucraniana retornou de Genebra com um relatório sobre a nova minuta de medidas.
Zelensky também mencionou que discutirá questões sensíveis com o presidente Trump, destacando a importância do diálogo nesse contexto.
Reação do Kremlin
O Kremlin se manifestou de forma cautelosa sobre o plano dos EUA. Putin indicou que a proposta americana poderia, em princípio, servir como base para um acordo de paz definitivo. No entanto, não está claro se a versão do plano apresentada à Rússia se manteve após as reuniões entre os EUA e a Ucrânia.
Fonte por: CNN Brasil
