Reunião entre EUA e Rússia em Miami para discutir guerra na Ucrânia
Autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se encontrarão em Miami neste fim de semana para discutir o plano do presidente Donald Trump visando encerrar a guerra na Ucrânia. A informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca.
Progresso nas negociações e desafios persistentes
O anúncio da reunião ocorre após o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, ter destacado os avanços nas conversas realizadas em Berlim entre representantes de Kiev e enviados de Trump. No entanto, ele alertou que Moscou está se preparando para mais um ano de conflito.
Participantes do encontro
O encontro contará com a presença do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e do genro de Trump, Jared Kushner. A delegação russa será representada por Kirill Dmitriev.
Intensificação das conversas de paz
As negociações para encerrar a ocupação russa na Ucrânia, que já dura quase quatro anos, se intensificaram nas últimas semanas. Witkoff e Kushner se reuniram com o presidente Vladimir Putin em novembro e com líderes ucranianos e europeus em Berlim, mas ainda existem discordâncias para chegar a um acordo.
Desafios nas garantias de segurança
A Ucrânia e os Estados Unidos afirmam que houve progresso nas discussões sobre futuras garantias de segurança para Kiev, mas ainda existem divergências em relação à cessão de território ucraniano. O presidente Putin, por sua vez, declarou que Moscou “sem dúvida” alcançará seus objetivos na guerra, incluindo a anexação de territórios que considera russos.
Fonte por: Estadao
