Resultados das Eleições em Honduras e Reconhecimento dos EUA
Na quarta-feira, 24 de dezembro de 2025, o governo dos Estados Unidos solicitou que os partidos políticos de Honduras aceitem os resultados das eleições divulgados pelo órgão eleitoral. O candidato Nasry Asfura, do Partido Nacional de Honduras, recebeu apoio do presidente Donald Trump e foi declarado vencedor da eleição presidencial.
O secretário de Estado, Marco Rubio, enfatizou a importância do respeito aos resultados eleitorais para garantir uma transição pacífica de poder para o presidente eleito, Nasry Asfura, que tomará posse em 27 de janeiro de 2026. Rubio parabenizou Asfura após a confirmação dos resultados e expressou a expectativa de colaboração entre os EUA e a nova administração para promover a segurança e a prosperidade na região.
Antes da eleição, Trump havia declarado que Asfura era o “único amigo verdadeiro da liberdade em Honduras” e incentivou a população a votar nele, chegando a ameaçar a suspensão de ajuda financeira dos EUA caso o candidato não fosse eleito.
As eleições ocorreram em 30 de novembro, mas os resultados foram anunciados apenas na quarta-feira, devido a problemas técnicos e alegações de fraude. De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Asfura obteve 40,3% dos votos, superando Salvador Nasralla, do Partido Liberal, que recebeu 39,5%. Rixi Moncada, do partido governista de esquerda Libre, ficou em terceiro lugar.
Quem é Nasry Asfura
Nasry Asfura nasceu em Tegucigalpa, Honduras, em 8 de junho de 1958, em uma família de origem palestina. Ele ganhou notoriedade em 2013 ao se tornar prefeito da cidade, onde implementou diversos projetos de infraestrutura.
Atualmente, Asfura está sob investigação por supostas irregularidades relacionadas a desvio de fundos públicos e lavagem de dinheiro, embora ele negue qualquer envolvimento e afirme que as acusações têm motivações políticas.
Fonte por: Poder 360
