EUA vão recusar visto a mulheres grávidas que buscam cidadania para seus filhos
Embaixada reforça em vídeo que gestar e viajar “não é autorizado” e que os funcionários consulares “recusarão o pedido”.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nesta quinta-feira (14.ago.2025) um vídeo que reafirma a proibição de mulheres grávidas viajem ao país com o propósito principal de dar à luz para obter a cidadania norte-americana aos filhos.
A representação diplomática afirma em publicação no X (ex-Twitter) que “os oficiais consulares negarão o pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção”.
Observe (14s):
Viajar aos Estados Unidos com o propósito principal de que seu filho nasça para obter cidadania americana não é permitido. Os oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios dessa seja a sua intenção.
Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) 14 de agosto de 2025
Em junho de 2025, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu a favor de uma proposta do ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) que pretendia evitar a atribuição de nacionalidade a descendentes de visitantes nascidos no país.
O projeto republicano extinguia a cidadania automática concedida a filhos de imigrantes indocumentados nascidos no território dos Estados Unidos.
Em julho, um Tribunal Federal de Apelações julgou a medida inconstitucional e confirmou a decisão de um juiz de New Hampshire que impediu a aplicação da norma em todo o país, evitando sua entrada em vigor.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.