Executivo suspende exigências para 16 fabricantes importarem automóveis desmontados

A medida tem validade de 6 meses e um valor máximo de 463 milhões de dólares; os sistemas CKD e SKD são questionados por não promoverem a criação de emp…

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(Imagem de reprodução da internet).

O governo federal divulgou na terça-feira, 12 de agosto de 2025, uma lista contendo 16 fabricantes autorizados a importar veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos em modalidades CKD e SKD com isenção de imposto.

A medida, com validade de 6 meses, define um limite global de US$ 463 milhões para a isenção. A iniciativa é regulamentada pela Portaria Secex nº 420/2025. Segue a íntegra (PDF – 169 kB).

As empresas autorizadas:

O limite de cotas será compartilhado por todas as montadoras segundo critérios definidos pelo MDIC.

De 16 fabricantes citados, 9 já operam industrialmente no Brasil ou têm planos para estabelecer fábricas em breve.

Compreenda os formatos.

CKD: veículo totalmente desmantelado, transportado em componentes para montagem completa no Brasil.

SKD (Semi Montado): veículo com montagem local reduzida.

Essa operação é utilizada por montadoras para diminuir os custos com impostos e simplificar a importação de veículos no país.

A atividade é legal, porém suscita críticas devido a não produzir empregos em grande escala e não desenvolver a indústria nacional. Dada a quebra de grande parte dos componentes já provenientes do exterior, o processo de montagem demanda pouca mão de obra e quase nenhuma integração com fornecedores brasileiros. Em muitos casos, as fábricas operam como linhas de montagem básicas, sem agregar valor local ou incentivar a inovação.

Este modelo contrasta com a política de reindustrialização, que visa atrair investimentos com maior participação nacional, a criação de empregos qualificados e o fortalecimento da cadeia automotiva no Brasil.

Fonte por: Poder 360

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