Crescimento das Exportações de Veículos de Nova Energia da China
As exportações de veículos de nova energia (NEVs) da China aumentaram 89,4% em comparação ao ano anterior, totalizando 1,76 milhão de unidades nos primeiros nove meses de 2025. A BYD, fabricante exclusivamente de veículos elétricos, foi responsável por quase 40% desse total.
A BYD expandiu rapidamente sua presença no mercado global, com vendas internacionais crescendo 130%, alcançando 705 mil unidades. Essa performance elevou a empresa da 6ª para a 2ª posição entre as maiores exportadoras de automóveis da China, conforme dados divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Impacto do Boom dos NEVs nas Exportações Totais
O crescimento das exportações de NEVs contribuiu para um aumento total de 14,8% nas exportações de veículos da China, que somaram 4,95 milhões de unidades de janeiro a setembro. Em setembro, as montadoras chinesas exportaram 652 mil veículos, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, incluindo 222 mil veículos elétricos, quase o dobro do registrado no ano anterior.
Esse aumento nas exportações destaca um desafio maior: a intensa concorrência interna e a capacidade ociosa significativa. As fábricas na China estão operando ligeiramente acima de 50%, bem abaixo da média global de mais de 70%. Para lidar com essa situação, as montadoras estão buscando mercados externos, mas as tensões comerciais estão levando muitas a considerar a produção no exterior como uma estratégia para garantir crescimento sustentável.
Posições de Mercado e Novas Regulamentações
Enquanto a BYD lidera as exportações de NEVs, a Chery continua sendo a maior exportadora de automóveis da China em todas as categorias, com 936 mil veículos exportados nos primeiros nove meses, um aumento de 12,9%. Em setembro, a Chery exportou 141 mil veículos, seguida pela SAIC Motor Corp. Ltd. com 91 mil unidades e pela BYD com 71 mil.
Com a expansão das montadoras chinesas no mercado global, o governo de Pequim está implementando medidas para regular a concorrência e proteger a reputação do setor. A partir de 1º de janeiro de 2026, um novo sistema de licenciamento de exportação para carros elétricos será introduzido, exigindo que as montadoras tenham certificações e capacidades de atendimento pós-venda em seus mercados-alvo.
Perspectivas Futuras para as Exportações de Veículos
De acordo com especialistas, as exportações de veículos enfrentarão barreiras comerciais crescentes, o que pode dificultar a manutenção dos atuais níveis de crescimento. As montadoras chinesas devem aumentar a produção no exterior para contornar esses desafios. A BYD já está estabelecendo fábricas em diversos países, incluindo Hungria, Turquia, Uzbequistão, Brasil, Tailândia, Camboja e Malásia, com algumas já em operação.
À medida que mais fábricas começam a funcionar, a expectativa é que o volume de exportações de veículos da China diminua. Para resolver a capacidade ociosa interna, é fundamental estimular a demanda doméstica e promover uma consolidação ordenada da indústria.
Fonte por: Poder 360