Fávaro propõe que governo adquira leite para apoiar produtores

Ministro afirma que compra pública pode mitigar crise gerada pela queda nos preços e aumento da importação de leite em pó.

03/11/2025 23:00

2 min de leitura

Na imagem, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (...

Ministro da Agricultura Propõe Compras de Leite Nacional

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu a compra de leite de produtores brasileiros para apoiar o setor durante a queda nos preços. Essa situação é atribuída, em parte, à importação de leite em pó de países do Mercosul, como Argentina e Uruguai.

Durante a abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada no Itamaraty, em Brasília, Fávaro destacou a importância de ajudar os produtores com compras públicas, sugerindo que o leite poderia ser utilizado na merenda escolar.

Programas de Aquisição de Alimentos

A proposta de compra de leite se daria por meio de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Essas iniciativas visam garantir que os produtos dos agricultores brasileiros sejam utilizados em instituições públicas, como escolas.

Queda nos Preços do Leite

Recentemente, o preço médio do litro de leite pago ao produtor caiu 19% em um ano, alcançando cerca de R$ 2,40, conforme dados do Cepea. Essa redução, que representa uma queda real de 4,2% desde agosto, pode levar a uma crise profunda no setor, com margens negativas e o risco de produtores abandonarem a atividade.

Em 2025, a oferta interna de leite aumentou devido a melhores condições de pastagem e investimentos em produtividade, enquanto as importações de lácteos, especialmente de leite em pó, também cresceram. Em setembro, as importações aumentaram cerca de 20%, resultando em um mercado saturado e pressão sobre os preços.

Desafios para Pequenos Pecuaristas

Os pequenos e médios pecuaristas enfrentam dificuldades, pois o litro de leite está sendo vendido abaixo do custo de produção. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta para o risco de perda da base produtiva nacional, especialmente entre esses produtores.

A CNA protocolou um pedido ao Ministério do Desenvolvimento para investigar práticas de dumping relacionadas às importações de leite em pó e solicitar medidas antidumping. O setor espera que os preços se estabilizem em dezembro de 2025.

Fávaro enfatizou que qualquer ação adicional, além da aquisição de produtos pelo governo, deve ser cuidadosamente considerada para não prejudicar as relações comerciais do Brasil com outros países da América do Sul.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.