Ousmane Dembélé e Aitana Bonmati são os melhores do mundo em 2025
Na cerimônia do prêmio The Best, realizada em 16 de outubro de 2025, em Doha, no Catar, Ousmane Dembélé, jogador do PSG, e Aitana Bonmati, do Barcelona, foram reconhecidos como os melhores jogadores do mundo pela Fifa. Essa escolha coincide com os vencedores da Bola de Ouro, premiação tradicional da revista France Football, que ocorreu em setembro.
A seleção da Fifa, que elege os melhores em suas posições, não incluiu nenhum jogador brasileiro. Raphinha, do Barcelona, era um dos favoritos, mas o ataque foi formado por Lamine Yamal e Ousmane Dembélé. No futebol feminino, também não houve representantes do Brasil.
Menções ao Brasil e prêmios individuais
A única referência ao Brasil durante a cerimônia foi a atacante Marta, que concorria ao prêmio que leva seu nome, destinado ao melhor gol do futebol feminino. O Prêmio Marta foi concedido à mexicana Lizbeth Ovalle, do Orlando Pride, por um gol de calcanhar. O Prêmio Puskas, equivalente masculino, foi vencido pelo argentino Santiago Montiel, do Independiente, por um golaço de bicicleta.
A Fifa também premiou os melhores treinadores, com Luis Enrique, do PSG, sendo o vencedor na categoria masculina, e Sarina Wiegman na feminina.
Premiação masculina
- Melhor jogador do mundo: Ousmane Dembélé (PSG/França)
- Goleiro: Gianluigi Donnarumma (Manchester City/Itália)
- Laterais: Hakimi (PSG/Marrocos) e Nuno Mendes (PSG/Portugal)
- Zagueiros: Pacho Willian (PSG/Equador) e Virgil Van Dijk (Liverpool/Holanda)
- Meio-campistas: Vitinha (PSG/Portugal), Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra), Pedri (Barcelona/Espanha) e Cole Palmer (Chelsea/Inglaterra)
- Atacantes: Lamine Yamal (Barcelona/Espanha) e Ousmane Dembélé (PSG/França)
- Treinador: Luis Enrique (PSG)
- Prêmio Puskas: Santiago Montiel (Independiente-ARG)
Premiação feminina
- Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmati (Barcelona/Espanha)
- Goleira: Hannah Hampton (Chelsea/Inglaterra)
- Laterais: Lucy Bronze (Chelsea/Inglaterra) e Ona Battle (Barcelona/Espanha)
- Zagueiras: Leah Williamson (Arsenal/Inglaterra) e Irene Paredes (Barcelona/Espanhol)
- Meio-campistas: Aitana Bonmati (Barcelona/Espanha), Patri Guijarro (Barcelona/Espanha) e Cláudia Pina (Barcelona/Espanha)
- Atacantes: Mariona Caldentey (Arsenal/Espanha), Alessia Russo (Arsenal/Inglaterra) e Alexia Putellas (Barcelona/Espanha)
- Treinadora: Sarina Wiegman (Arsenal)
- Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (Tigres/Orlando Pride/México)
Fonte por: Estadao
