Fortes chuvas causam mortes em massa no Vietnã

Número de mortos chega a 55; 13 pessoas continuam desaparecidas

22/11/2025 8:00

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Fortes chuvas no Vietnã causam mortes e desaparecimentos

Desde o último final de semana, o Vietnã enfrenta uma grave crise devido às intensas chuvas, resultando na morte de pelo menos 55 pessoas, conforme informou o Ministério do Meio Ambiente do país. Além disso, 13 pessoas continuam desaparecidas. As equipes de resgate estão ativas, auxiliando moradores que buscaram abrigo em árvores e telhados.

As fatalidades ocorreram em seis províncias, com Dak Lak sendo a mais afetada, registrando mais de 20 vítimas. A situação é crítica, e as autoridades estão mobilizadas para ajudar os afetados.

Impactos das inundações e desafios enfrentados

Embora o nível das águas tenha diminuído, muitas rodovias ainda estão intransitáveis e cerca de 300 mil pessoas permanecem sem eletricidade. Desde o final de outubro, chuvas intensas têm afetado o sul e o centro do Vietnã, inundando áreas turísticas e locais históricos.

A passagem do tufão Kalmaegi também contribuiu para a tragédia, resultando em mortes e ferimentos, além de danificar mais de 3 mil residências. Entre janeiro e outubro deste ano, desastres naturais no Vietnã causaram 279 mortes ou desaparecimentos e prejuízos superiores a US$ 2 bilhões.

Conclusão sobre a vulnerabilidade do Vietnã

O Vietnã é suscetível a chuvas intensas entre junho e setembro, e especialistas afirmam que esses fenômenos têm sido exacerbados pelas mudanças climáticas provocadas pela ação humana. A situação atual ressalta a necessidade de medidas eficazes para mitigar os impactos de desastres naturais no país.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.