Genial/Quaest: 55% acreditam que Lula não deve concorrer à reeleição em 2026

Pesquisa revela que 43% apoiam candidatura do presidente no próximo ano.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Avaliação da Candidatura de Lula em 2026

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira, 16, revela que 55% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer a um novo mandato no próximo ano. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em novembro, onde 59% se opunham à candidatura do petista, houve uma diminuição de quatro pontos percentuais.

Por outro lado, 43% dos participantes defendem que Lula deve ser candidato em 2026, um aumento de 5 pontos percentuais em relação aos 38% registrados anteriormente. Apenas 2% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Opinião dos Eleitores

A resistência à candidatura de Lula é mais forte entre eleitores que não se identificam com nenhum dos lados políticos. Entre os independentes, 64% afirmam que o presidente não deveria concorrer, embora esse número tenha caído de 69% na pesquisa anterior. Entre os eleitores da direita, tanto os bolsonaristas quanto os não bolsonaristas, a rejeição à reeleição de Lula é quase unânime, com 88% e 92%, respectivamente, se posicionando contra sua candidatura.

Percepção Geral sobre a Presidência

Além disso, a pesquisa indica que 56% dos entrevistados acreditam que Lula não merece continuar como presidente, enquanto 41% pensam o contrário. O levantamento foi realizado com 2.004 brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Fonte por: Estadao

Sair da versão mobile