Google conclui parceria com agência de notícias australiana para inteligência artificial
Parceria visa o emprego de conteúdo jornalístico de credibilidade para otimizar as respostas do Gemini.
A AAP anunciou na segunda-feira (18.ago.2025) um acordo com o Google para fornecer conteúdo à plataforma Gemini, ferramenta de IA (Inteligência Artificial) lançada pela empresa norte-americana como evolução do Bard.
A agência de notícias declarou que disponibilizará “conteúdo valioso e confiável” ao aplicativo de IA do Google, em desenvolvimento para competir em um mercado intensamente marcado pelo uso de modelos generativos.
“Temos o prazer de fazer parceria com o Google para disponibilizar o nosso jornalismo como um meio de assegurar a atualidade e a exatidão das informações que seus produtos oferecem”, declarou Emma Cowdroy, CEO da AAP.
“Isto é um forte reconhecimento da nossa reputação como uma organização de mídia noticiosa líder e de confiança”, declarou a executiva.
A colaboração entre a agência de notícias australiana e a gigante da tecnologia já teve outros capítulos. Em abril do ano passado foi lançado um programa específico de checagem de notícias, medida vista como uma forma de combater a proliferação da desinformação em ambientes digitais e em redes sociais.
De acordo com Nic Hopkins, diretor de Parcerias de Notícias do Google para a Austrália e a Nova Zelândia, essa nova colaboração com a AAP “ajudará a fornecer um fluxo de informações em tempo real para aprimorar as respostas no aplicativo Gemini e auxiliará os australianos quando buscarem informações locais relevantes e atualizadas”.
Ele afirmou que o Google mantém uma parceria com a AAP há vários anos no treinamento de jornalistas e investimento em inovação digital, e que a proximidade não se limita apenas ao fornecimento de conteúdo.
A AAP é reconhecida como a principal agência de notícias independente da Austrália. Estabelecida em 1935, oferece conteúdo jornalístico em tempo real para editoras, órgãos públicos e empresas privadas, abrangendo textos, fotografias e serviços de verificação de fatos.
A Autoridade Australiana de Concorrência e Consumo aplicou uma multa de 55 milhões de dólares australianos (aproximadamente R$ 193 milhões) a uma empresa de tecnologia americana devido a condutas que afetaram a concorrência no mercado de mecanismos de busca do país.
O Google concordou em quitar a multa, porém o montante ainda depende da validação final do Tribunal Federal australiano.
Fonte por: Poder 360