Governo Lula Utiliza Meme dos “Gracyovos” em Campanha de Comunicação
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou um vídeo nas redes sociais no dia 25 de novembro de 2025, que faz alusão ao meme dos “Gracyovos”, popularizado pela influenciadora Gracyanne Barbosa. O vídeo utiliza humor para destacar os produtos brasileiros que tiveram a tarifa de 40% suspensa pelos Estados Unidos, incluindo ovos, café, carne, frutas, castanhas, palmito e temperos.
No vídeo, a frase “Ovo ou tarifa? Para nós, o ovo sempre vem 1º” é apresentada, enfatizando a importância da suspensão das tarifas. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também menciona que as negociações para a redução de tarifas de outros produtos continuarão.
Campanha e Referência aos “Gracyovos”
O slogan da campanha, “um Brasil de casca grossa”, faz referência à influenciadora Gracyanne Barbosa, que se tornou viral ao apresentar uma linha fictícia de ovos de luxo chamada “Gracyovos”. Essa campanha, inicialmente um anúncio para a plataforma Canva, rapidamente se espalhou nas redes sociais, associando-se de forma humorística a temas de alimentação saudável e ovos.
O vídeo, que tem uma duração de 43 segundos, pode ser assistido online e traz uma abordagem leve sobre um tema econômico relevante.
Tarifas Revogadas pelos Estados Unidos
No dia 20 de novembro, os Estados Unidos revogaram a tarifa de 40% sobre alguns produtos agrícolas brasileiros. O comunicado oficial foi assinado pelo presidente Donald Trump e divulgado no site da Casa Branca, mencionando uma conversa amistosa entre Trump e Lula em 6 de outubro, que resultou em “progresso inicial nas negociações”.
O novo decreto de Trump determina que a isenção das tarifas será retroativa para todos os produtos que entraram nos Estados Unidos desde 13 de novembro. O governo Lula informou que continuará as negociações com os EUA para eliminar as tarifas adicionais sobre os produtos restantes.
Fonte por: Poder 360
