Governo de São Paulo prorroga novamente leilão da PPP do Novo Centro Administrativo

Governo Tarcísio aposta em projeto para requalificação do centro da capital; novas datas ainda não foram anunciadas.

22/11/2025 2:50

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Adiamento do Leilão da PPP em São Paulo

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) de São Paulo anunciou o adiamento do leilão para a concessão do novo centro administrativo do governo estadual. Este projeto é uma das principais iniciativas do governo Tarcísio de Freitas.

A entrega das propostas estava agendada para a próxima segunda-feira, 24, e a abertura dos envelopes para sexta-feira, 28. Novas datas ainda não foram divulgadas.

De acordo com a SPI, o adiamento foi solicitado pelas empresas interessadas, que pediram mais tempo para finalizar a apresentação de garantias e a documentação necessária.

Histórico e Objetivos do Projeto

Este não é o primeiro adiamento do leilão; a data inicial era 10 de outubro, mas foi prorrogada para novembro a pedido das empresas, que alegaram a necessidade de mais tempo para aprofundar estudos técnicos e estruturar suas propostas.

A proposta do governo é transferir a sede de diversas secretarias e órgãos públicos para o bairro de Campos Elíseos, uma área que enfrenta desafios como a degradação urbana e o aumento da população em situação de rua, especialmente após a pandemia.

Impactos e Investimentos

Segundo o governo, cerca de 22 mil servidores devem ser realocados para um complexo moderno e sustentável, com um investimento estimado em R$ 6 bilhões. A parceria público-privada (PPP) terá duração de 30 anos.

Além de melhorar a eficiência na gestão pública, o projeto inclui a construção de equipamentos culturais e de convivência, como teatros e auditórios, e a requalificação da região, com o restauro de 17 imóveis tombados e a ampliação de 40% das áreas verdes do Parque Princesa Isabel.

Conclusão

O Palácio dos Bandeirantes, localizado no Morumbi, continuará sendo a residência oficial do governador de São Paulo. A iniciativa visa revitalizar a área central da cidade e oferecer melhores condições de trabalho para os servidores públicos.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.