Governo de SP assina a “Carta de Curitiba” e se junta à Cosud
O principal objetivo do documento é fortalecer iniciativas colaborativas em defesa do meio ambiente, incluindo a constituição do Fundo da Mata Atlântica…
Em um encontro com governadores e representantes dos estados do Sul e Sudeste, foi assinada a “Carta de Curitiba”, um documento que formaliza uma série de compromissos para a proteção e preservação da Mata Atlântica. O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, representou o estado no evento.
A assinatura ocorreu na 13ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), um fórum que promove discussões periódicas sobre temas de interesse comum entre os estados membros. A iniciativa assume destaque especial no ano em que o Brasil se prepara para receber a COP 30, a conferência climática da ONU. A carta tem como objetivo principal selar e fortalecer as ações conjuntas em defesa do meio ambiente. Entre os principais pontos negociados, destacam-se:
Fundo da Mata Atlântica: Destinado a financiar projetos de conservação e a formação de corredores ecológicos terrestres e marinhos.
Incentivos à descarbonização: manutenção de políticas para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na região.
Reflorestamento: Reafirmação da meta de plantar 35 milhões de mudas de espécies nativas.
Tecnologia e fiscalização: Emprego de monitoramento por satélite para combater o desmatamento e pagamentos financeiros para áreas protegidas.
O encontro e a assinatura do documento fortalecem a cooperação entre os estados para lidar com os desafios ambientais e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região que compreende importantes remanescentes da Mata Atlântica.
Com informações de Beatriz Manfredini
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan