Governo Lula expressa pesar pela morte do político colombiano Miguel Uribe

Em comunicado, o Itamaraty manifesta sua repulsa pela violência política e oferece solidariedade à família e ao governo colombiano.

11/08/2025 18:45

1 min de leitura

Venezuelanos residentes em Brasília protestam, em frente ao Itamatary, contra o presidente Nicolás Maduro e o resultado das eleições realizada no domingo (28.jul). Maduro se autoproclamou presidente da Venezuela pelo 3º mandato consecutivo depois de o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) declarar que ele foi eleito no domingo (28.jul) com 51,2% dos votos (5.150.092), contra 44% (4.445.978) do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitaria Democrática, centro-direita). O assessor especial para política externa do Palácio do Planalto, Celso Amorim, e o Itamaraty afirmaram na 2ª feira (29.jul) que o Brasil aguarda a publicação do resultado oficial das eleições na Venezuela pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral). | Sérgio Lima/Poder360 01.ago.2024
Venezuelanos residentes em Brasília protestam, em frente ao Itam...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou condolências pela morte do senador colombiano Miguel Uribe Turbay, ocorrida em Bogotá, em 7 de junho, devido a um ataque. Uribe tinha 39 anos.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro manifestou “com profundo pesar” o recebimento da notícia.

O governo brasileiro reafirma seu veemente repúdio a qualquer tipo de violência política, transmitindo sinceras condolências à família do Senador e manifestando solidariedade ao Governo e ao povo da Colômbia.

Acontecimento.

Uribe Turbay estava em situação de pré-candidato à Presidência da Colômbia e participava de um evento político em Bogotá, ocorrido há dois meses, quando sofreu dois disparos na cabeça, realizados por um adolescente de 15 anos.

O ataque mobilizou a Colômbia, país marcado por um extenso histórico de violência política, com diversos atentados ao longo das décadas contra líderes políticos, populares e sindicais.

Turbay era neto de Julio César Turbay, presidente da Colômbia pelo Partido Liberal de 1978 a 1982.

As investigações sobre o ataque seguem em curso. Até agora, cinco pessoas já foram detidas sob suspeita de envolvimento no crime.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):