Governo reduz preocupações sobre possíveis reveses nas negociações com os EUA

Diplomacia brasileira considera que prisão preventiva de Bolsonaro não afeta suspensão de tarifas sobre carne bovina e café.

22/11/2025 13:30

1 min de leitura

Palácio do Itamaraty

Prisão de Jair Bolsonaro e Relações com os EUA

O governo brasileiro acredita que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não compromete o diálogo estabelecido recentemente com a Casa Branca, nem o anúncio de exclusão de mais produtos brasileiros das tarifas impostas por Donald Trump.

Diálogo Bilateral e Questões Comerciais

Fontes diplomáticas afirmam que a situação jurídica de Bolsonaro não tem sido um tema nas conversas bilaterais. As discussões comerciais estão sendo tratadas separadamente das questões políticas, o que demonstra uma clara divisão entre os dois assuntos.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, teria evitado mencionar a situação de Bolsonaro em suas reuniões e ligações com o ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Encontro entre Lula e Trump

Durante a cúpula da Asean na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump tocaram no tema de forma superficial. Trump, ao se dirigir à imprensa, comentou que sempre teve uma boa relação com Bolsonaro e expressou preocupação pelo momento difícil que ele enfrenta.

Após a saída dos repórteres, Lula informou a Trump que o julgamento de Bolsonaro seguiu os trâmites legais e que a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes era considerada injusta.

Fatores que Influenciam as Negociações Comerciais

Funcionários do governo brasileiro destacam a importância da diplomacia na aproximação entre Lula e Trump, mas também reconhecem que fatores internos, como a inflação nos Estados Unidos em produtos como carne bovina e café, contribuíram para a suspensão das sobretaxas sobre produtos brasileiros.

Além disso, há negociações comerciais em andamento, e uma proposta formal já foi apresentada pelo governo brasileiro aos Estados Unidos, indicando um interesse mútuo em fortalecer as relações comerciais.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.