Granizo e ventos com velocidade de 100 quilômetros por hora devem impactar o Sul do país durante a semana

O volume de chuvas em certas áreas do Rio Grande do Sul pode atingir 150 mm nos últimos dois dias.

18/08/2025 10:10

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O avanço de um sistema de baixa pressão causará instabilidade na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, conforme avisos da Defesa Civil do Estado. No litoral gaúcho, os ventos podem atingir 100km/h em determinadas áreas.

A previsão indica deterioração do tempo na segunda-feira (18.ago.2025), com chances de chuvas entre 5 e 30 mm nas regiões gaúchas de Oeste, Campanha, Missões e Centro, podendo atingir 40 mm em algumas áreas do Oeste.

Na terça-feira (19 de agosto), há previsão de temporais isolados, com potencial para queda de granizo, chuva intensa em alguns pontos, descargas elétricas e ventos fortes nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Noroeste, Norte, Centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.

As chuvas podem atingir mais de 60 mm em certas áreas gaúchas. Na quarta-feira (20 de agosto), os ventos fortes devem variar de 45 a 80 km/h no Rio Grande do Sul, podendo chegar a 100 km/h na costa gaúcha. Há também a possibilidade de tempestades com raios.

O volume acumulado entre os dias 18 e 19 de agosto em certas áreas gaúchas pode atingir 150 mm de chuva, de maneira rápida e concentrada, elevando a preocupação com inundações.

O Inmet emitiu aviso laranja, de perigo iminente, para os ventos marítimos no litoral gaúchico e na costa sul de Santa Catarina, com a possibilidade de avanço de dunas sobre edificações. As condições se estenderão das 18h de terça-feira (19.ago) às 21h de quarta-feira (20.ago).

Em julho, uma tempestade ciclônica extratropical causou danos no Rio Grande do Sul, com ventos de até 105 km/h em Porto Alegre. Essa intensidade de vento pode resultar em desabamentos, quedas de edificações e interrupções no fornecimento de energia. A ocorrência deixou mais de 400 mil moradores sem eletricidade no estado.

Resto do pão.

Também estão previstas rajadas de vento para o restante do país, incluindo Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na região fronteiriça, entre Mato Grosso do Sul e Acre, há previsão de chuvas com ocorrência de pancadas isoladas durante a semana.

Na região central do país, abrangendo grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo deverá permanecer estável durante a semana, com temperaturas elevadas, que podem atingir 38°C em Cuiabá, por exemplo.

A maior parte do litoral brasileiro terá semana nublada ou com sol entre nuvens. Já no extremo Norte, em Roraima e nas porções setentrionais do Amazonas, Pará e Amapá, o calor combinado com a alta umidade causa chuvas diárias.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.