Greta Thunberg Detida em Londres Durante Protesto
A ativista climática sueca Greta Thunberg foi detida em Londres na terça-feira (23) durante uma manifestação em apoio a militantes do grupo Palestine Action, que está proibido no Reino Unido. A informação foi divulgada pelas associações Defend Our Juries e Prisoners for Palestine. Thunberg estava segurando um cartaz com a mensagem “apoio aos presos do Palestine Action. Sou contra o genocídio”, segundo um porta-voz da Defend Our Juries.
A polícia londrina confirmou a detenção de uma “mulher de 22 anos” por exibir um cartaz em apoio a uma organização considerada terrorista, mas não revelou o nome da ativista. O protesto foi realizado em solidariedade a oito integrantes do Palestine Action que iniciaram uma greve de fome, após o grupo ser classificado como “terrorista” em julho, devido a atos de vandalismo.
Contexto da Detenção e Repercussões
Os militantes detidos, com idades entre 20 e 31 anos, estão aguardando julgamento por suas ações em nome do grupo. Huda Ammori, cofundadora do Palestine Action, apresentou um recurso judicial contra a proibição da organização, que tem sido criticada por ONGs de direitos humanos e pelo Conselho da Europa.
De acordo com a Defend Our Juries, mais de 2.000 pessoas foram detidas em diversas manifestações em apoio ao Palestine Action. Qualquer ato de apoio à organização pode resultar em pena de até seis meses de prisão.
Conclusão sobre a Detenção de Greta Thunberg
Greta Thunberg se tornou a primeira figura de destaque a ser detida nesse contexto. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a ativista sentada no chão com seu cartaz, simbolizando a luta por direitos e justiça em meio a um cenário de repressão.
Fonte por: Jovem Pan
