Grupo se manifesta na COP30 contra a taxação de jatos privados

Manifestantes da Dinamarca realizam protesto na Zona Azul, área restrita a credenciados pela ONU. Confira no Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ativistas Dinamarqueses Protestam na COP30

Na tarde de quinta-feira, 13 de novembro de 2025, um grupo de 16 ativistas do Green Youth Movement, da Dinamarca, realizou um protesto na Zona Azul da COP30, exigindo a taxação de jatos particulares. O movimento busca promover a taxação dos voos privados como uma forma de financiar iniciativas ambientais.

Durante o protesto, um dos ativistas destacou que uma hora de uso de um jato privado gera emissões de gases do efeito estufa equivalentes ao consumo de uma pessoa que viaja frequentemente de avião. O grupo exibiu um grande cartaz com a mensagem “Tax luxury flights”, que em português significa “taxe voos de luxo”.

Contexto do Protesto

Todos os participantes do protesto estavam devidamente credenciados, e não houve qualquer impedimento por parte da segurança da ONU. A Zona Azul, onde ocorreu a manifestação, é uma área de acesso restrito durante a COP30, destinada a pavilhões de países e salas para negociações e debates diplomáticos.

A ONU concede credenciais a alguns membros de organizações, permitindo que ativistas realizem pequenas manifestações de curta duração nos corredores, utilizando cartazes e discursos para expressar suas demandas.

Considerações Finais

O protesto na COP30 reflete a crescente preocupação com as emissões de carbono associadas aos voos privados e a necessidade de ações concretas para mitigar os impactos ambientais. A iniciativa dos jovens ativistas dinamarqueses destaca a importância de discutir e implementar políticas que promovam a sustentabilidade e a justiça ambiental.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile