Haddad prevê queda nas inflações de alimentos nos próximos meses

De acordo com o ministro da Fazenda, tal fato ocorrerá devido ao desempenho da safra agrícola no país neste ano.

12/08/2025 16:08

1 min de leitura

Min. Fernando Haddad durante audiência na Comissão Mista de Medida Provisória sobre o IOF, no Senado Federal.  | Sérgio Lima/Poder360 - 12.ago2025
Min. Fernando Haddad durante audiência na Comissão Mista de Medi...

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, espera que a queda dos preços dos alimentos persista nos próximos meses. Ele acredita que isso será possível, em parte, devido ao desempenho da produção agrícola no país neste ano.

Haddad proferiu declarações durante sessão na comissão mista que analisa a MP 1.303/2025, proposta pelo governo como substituição à elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que indicam que a inflação permaneceu aquém do projetado em julho, notadamente com uma redução nos preços dos alimentos.

A inflação atingiu 5,23% em julho, no acumulado de 12 meses. O IPCA apresentou queda em relação aos 5,35% referentes a junho.

Entretanto, trata-se do décimo primeiro mês consecutivo em que o indicador permanece fora do intervalo de 1,5% a 4,5% estabelecido pela meta contínua.

O setor de alimentos e bebidas, que possui o maior peso no índice, registrou uma variação negativa de 0,27% em maio.

O IBGE informou que a queda em julho foi motivada pela alimentação domiciliar, que registrou uma variação negativa de 0,69% na passagem de junho para julho, com destaque para as quedas da batata-inglesa (-20,27%), da cebola (-13,26%) e do arroz (-2,89%).

Fonte por: Poder 360

Autor(a):