Hélio Lopes, aliado de Bolsonaro, confirma candidatura ao TCU

Deputado revela diálogo com ex-presidente sobre candidatura; outros 5 nomes são cogitados para substituir Aroldo Cedraz.

1 min de leitura
“Lula parece que tem o racismo em seu espírito e comete atos que afrontam os direitos fundamentais previstos na Constituição”, afirmou Hélio Lopes

“Lula parece que tem o racismo em seu espírito e comete atos que afrontam os direitos fundamentais previstos na Constituição”, afirmou Hélio Lopes

Deputado Hélio Lopes se candidata a vaga no TCU

O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) anunciou na quinta-feira (19 de fevereiro de 2026) sua disposição em concorrer à vaga do ministro Aroldo Cedraz, que se aposentará do Tribunal de Contas da União (TCU) em 26 de fevereiro. Lopes afirmou que tem conversado com líderes partidários sobre a viabilidade de sua candidatura.

Entre os líderes consultados, esteve o ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente se encontra preso em Brasília. Lopes destacou a importância de fortalecer os órgãos de controle e garantir a responsabilidade na gestão do dinheiro público.

Disputa acirrada pelo TCU

Com a candidatura de Hélio Lopes, a disputa pela vaga no TCU se intensifica, somando pelo menos cinco candidatos até o momento. A base do governo já lançou um nome, enquanto partidos do Centrão e da oposição articulam pelo menos quatro candidaturas.

O governo pretende apoiar Odair Cunha (PT-MG), que conta com o respaldo de Hugo Motta (Republicanos-PB), o que lhe confere uma vantagem na disputa. Os demais candidatos incluem:

A eleição para o TCU será secreta e não haverá segundo turno. Para vencer, é necessário obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 votos entre os deputados.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile