Homem é detido por agredir duas mulheres muçulmanas em shopping no PR
Suspeito tentou arrancar hijab de vítimas; polícia destaca histórico de comportamento discriminatório
Homem é preso por agredir mulheres muçulmanas em shopping no Paraná
Um homem de 33 anos foi detido após agredir duas mulheres muçulmanas em um shopping em Foz do Iguaçu, Paraná, na última quinta-feira (12). O incidente ocorreu por volta das 16h, dentro de uma loja, onde o suspeito também tentou arrancar o hijab de uma das vítimas.
Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi contido por clientes e seguranças do shopping até a chegada da polícia. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de lesão corporal e racismo, e como as penas somadas não permitem a concessão de fiança, foi encaminhado à cadeia pública.
Histórico de comportamento discriminatório
O delegado responsável pelo caso, Geraldo Evangelista de Souza Júnior, informou que o suspeito não apresentou uma motivação clara para o ataque, mas possui um histórico de comportamento discriminatório desde 2018. Em uma ocasião anterior, ele perturbou um culto em uma mesquita em Foz do Iguaçu.
O delegado ressaltou que esses dados serão encaminhados ao Poder Judiciário para possíveis medidas legais. A intolerância religiosa pode ser classificada como crime de racismo, com penas que variam de dois a cinco anos de reclusão.
Reação do shopping e das autoridades
As vítimas, de nacionalidade libanesa e síria, foram atendidas após o incidente. O Cataratas JL Shopping emitiu uma nota afirmando que sua equipe de segurança agiu rapidamente para conter o suspeito e que repudia qualquer forma de agressão ou intolerância.
A nota do shopping enfatizou seu compromisso com a segurança de todos os clientes e colaboradores, condenando veementemente atos de violência e discriminação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.