O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) declarou, neste sábado (16.ago.2025), que registrou um aumento de 108% nas vendas de veículos sustentáveis em uma unidade da concessionária Prima Via Fit, em Brasília, em comparação com a média do primeiro semestre de 2025. Ele atribuiu esse resultado ao programa Carro Sustentável, lançado há aproximadamente um mês.
Alckmin afirmou que a medida amplia o acesso da população ao mercado automotivo. “Esse programa do carro sustentável, ele tem importância social, porque é o carro de entrada, é o carro mais barato, então as pessoas que não tinham acesso ao carro passam a ter”.
A medida diminuiu as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos leves e econômicos, utilizando energia limpa e que cumpram requisitos de reciclabilidade e segurança. Os modelos compactos, de alta eficiência energética e produzidos no Brasil, tiveram o imposto eliminado.
Em relação à balança nacional, o programa impulsionou um crescimento de 16,7% nas vendas de veículos, conforme dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O vice-presidente afirmou que o programa possui relevância econômica, pois fabricando mais, concessionária vendendo, comércio, indústria, serviços, além de ter importância ambiental. O carro é sustentável, ele emite menos carbono. Ele tem 80% de reciclabilidade e é flex, ajuda o meio ambiente, polui menos.
Fonte por: Poder 360