Instituto Nobel afirma que Prêmio Nobel não pode ser transferido

María Corina Machado sugere doar Nobel de 2025 a Donald Trump, gerando repercussão. Confira no Poder360.

10/01/2026 17:30

1 min de leitura

Corina afirmou durante entrevista que entregar o Nobel a Trump s...

Instituto Nobel reafirma regras sobre o prêmio

O Instituto Nobel declarou em nota que o Prêmio Nobel “não pode ser revogado, compartilhado ou transferido a terceiros”. A instituição enfatizou que “a decisão final é irrevogável”.

Proposta de doação do Nobel da Paz

A declaração do instituto surgiu após a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, sugerir que poderia doar o Nobel da Paz que recebeu em 2025 ao presidente dos EUA, Donald Trump. Ela afirmou que essa doação seria um “ato de gratidão” do povo venezuelano pela captura de Nicolás Maduro, que foi preso e levado para Nova York no dia 3 de janeiro.

Interesse de Trump pelo Nobel da Paz

Donald Trump, que já demonstrou interesse em ganhar o Nobel da Paz, declarou em setembro que “deveria ganhar o prêmio” por ter encerrado sete guerras, embora não tenha especificado quais. Ele e Corina devem se encontrar na próxima semana em Washington D.C., e Trump afirmou que “ficaria honrado” em aceitar o prêmio caso ela o oferecesse.

Relação entre Trump e Corina Machado

Após a captura de Maduro, Trump comentou sobre a sucessão de poder na Venezuela, mencionando Corina de forma negativa. Ele disse que, apesar de considerá-la uma “boa mulher”, ela não possui o respeito necessário para governar o país. Fontes próximas à Casa Branca relataram que Trump teria preterido Corina como possível sucessora de Maduro por ressentimento em relação ao Nobel que ela recebeu.

Implicações da aceitação do prêmio

O jornal Washington Post informou que Trump interpretou a aceitação do prêmio por Corina como uma afronta pessoal. Uma fonte mencionou que, se Corina tivesse recusado o prêmio, ela poderia ser a presidente da Venezuela atualmente, considerando a aceitação como um “pecado imperdoável”.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.