“Irmão afirma que plano foi elaborado para prender Jair no dia 22”
Renato Bolsonaro classifica ordem de Moraes contra Jair Bolsonaro como “sem sentido e sem qualquer base”. Confira no Poder360.
Prisão de Jair Bolsonaro é Classificada como Arbitrária por Renato Bolsonaro
Na manhã deste sábado, 22 de novembro de 2025, Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou a prisão preventiva de Jair, ocorrida horas antes, afirmando que se trata de uma “determinação sem sentido e sem qualquer base”. Renato, que é filiado ao PL e pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, mencionou que a prisão foi “orquestrada” para acontecer no dia 22.
Contexto da Prisão e Ação Judicial
O ex-presidente Jair Bolsonaro está atualmente na Superintendência da Polícia Federal, em uma sala especial, após ter sido transferido de sua prisão domiciliar em Brasília, onde estava desde 4 de agosto. A ordem de prisão foi emitida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que alegou que Bolsonaro tentou quebrar a tornozeleira eletrônica, o que indicaria uma tentativa de fuga.
Bolsonaro foi detido em sua residência cerca de seis horas após a emissão da ordem e, conforme a decisão judicial, a convocação de uma vigília por seu filho, Flávio Bolsonaro, foi citada como justificativa para a prisão, visando a manutenção da “ordem pública”.
Reações e Declarações de Renato Bolsonaro
Em nota, Renato expressou sua indignação com a prisão do irmão, questionando os motivos alegados para a detenção. Ele defendeu o direito de se reunir e orar pelo ex-presidente, ressaltando que Jair foi condenado sem justificativa e agora enfrenta a prisão sem um motivo claro, enquanto seu processo ainda está em andamento.
Renato também criticou a atuação de Alexandre de Moraes, afirmando que o ministro está “jogando a Justiça no lixo” e exercendo uma forma de ditadura no Brasil, ao retirar a liberdade de quem não cometeu crime algum. Ele concluiu pedindo uma anistia total e irrestrita e um controle sobre as ações do STF.
Conclusão sobre a Situação Atual
A situação de Jair Bolsonaro gerou uma onda de protestos e discussões sobre a liberdade de expressão e o direito de manifestação no Brasil. Renato Bolsonaro enfatizou que, apesar das tentativas de silenciar seu irmão, milhões de brasileiros que defendem valores como Deus, Pátria, Família e Liberdade continuarão a se manifestar.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.