Israel classifica posse de Mamdani como prefeito de Nova York como ‘gasolina antissemita’

Democrata expressa apoio ao povo palestino durante campanha eleitoral em meio ao cerco israelense na devastada Faixa de Gaza.

02/01/2026 9:30

1 min de leitura

Zohran Mamdani

Reação de Israel à Posse de Novo Prefeito de Nova York

O Ministério das Relações Exteriores de Israel se manifestou nesta sexta-feira sobre a posse de Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York, descrevendo sua chegada como “gasolina antissemita em um fogo aberto”.

A pasta criticou Mamdani por eliminar a definição da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) sobre antissemitismo e por suspender as restrições ao boicote a Israel, afirmando que isso não representa liderança.

Críticas ao Prefeito e Suas Posições

O governo israelense já havia expressado descontentamento com Mamdani após sua vitória nas eleições de 4 de novembro do ano passado. Ministros israelenses, especialmente os mais radicais, o acusaram de ser um “islâmico declarado”, “antissemita” e “inimigo de Israel”.

Durante sua campanha, Mamdani manifestou apoio ao povo palestino, criticando o governo de Benjamin Netanyahu, que enfrenta acusações de genocídio na Faixa de Gaza, segundo a comunidade internacional e organizações de direitos humanos.

Perfil de Zohran Mamdani

Com apenas 34 anos, Mamdani se torna o 112º prefeito de Nova York, sendo o segundo mais jovem da história da cidade, além de ser o primeiro de ascendência sul-asiática e o primeiro muçulmano a ocupar o cargo. Ele prestou juramento segurando o Alcorão, com sua esposa, Rama Duwaji, ao seu lado.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.