Israel confirma que corpos recebidos de Gaza não pertencem a reféns

Hamas devolve restos mortais de 17 dos 28 reféns falecidos acordados no cessar-fogo; entre eles, 15 israelenses, um tailandês e um nepalês.

01/11/2025 10:00

1 min de leitura

hamas e israel

Corpos entregues a Israel não pertencem a reféns do Hamas

Na última sexta-feira (31), três corpos foram entregues a Israel, provenientes da Faixa de Gaza e enviados pela Cruz Vermelha. O exército israelense confirmou que esses corpos não pertencem a nenhum dos reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Uma fonte militar já havia indicado que não acreditava que os corpos fossem dos reféns.

Devolução de corpos e acordo de cessar-fogo

O Hamas já devolveu os restos mortais de 17 dos 28 reféns falecidos que concordou em entregar como parte de um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. Dentre os 17 corpos devolvidos, estão 15 israelenses, um tailandês e um nepalês.

Conforme os termos do acordo, para cada israelense libertado, Israel devolveu 15 corpos de palestinos mortos durante o conflito, totalizando 225 corpos. Após a implementação da trégua, o Hamas libertou os últimos 20 reféns sobreviventes em 13 de outubro e começou a devolver os corpos dos reféns falecidos.

Atrasos na entrega e reações

Entretanto, atrasos sucessivos na entrega dos corpos geraram irritação no governo israelense, que acusou o Hamas de violar o acordo de cessar-fogo. As famílias dos reféns também exigem ações mais enérgicas para garantir que o grupo palestino cumpra com o acordo. Atualmente, dez corpos de reféns sequestrados em 7 de outubro ainda permanecem em Gaza.

Retaliações e bombardeios em Gaza

Apesar do cessar-fogo ter sido estabelecido em 10 de outubro, Israel realizou bombardeios em Gaza em resposta a disparos que resultaram na morte de três soldados israelenses. Os ataques aéreos em 19 de outubro causaram a morte de pelo menos 45 pessoas, segundo fontes palestinas, enquanto bombardeios subsequentes deixaram 104 mortos. O Hamas, por sua vez, nega ter disparado contra as tropas israelenses e acusa Israel de violar o cessar-fogo.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.