Israel realiza bombardeio em Gaza um dia antes da abertura da passagem de Rafah
Mais de 30 mortos em ação da FDI, que alega resposta a violação da trégua, segundo a “Reuters”. Confira no Poder360.
Israel Realiza Bombardeios na Faixa de Gaza
No último sábado (31 de janeiro de 2026), Israel lançou uma série de bombardeios na Faixa de Gaza, atingindo residências, tendas e uma delegacia de polícia. Segundo os militares israelenses, os alvos foram escolhidos com base em informações sobre comandantes, depósitos e instalações de fabricação de armas. Relatos indicam que mais de 30 pessoas perderam a vida durante os ataques.
O Hamas classificou a ofensiva como uma violação da trégua, mas não divulgou informações sobre possíveis baixas entre seus membros.
Motivos e Consequências dos Ataques
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram que os bombardeios visaram estruturas e líderes associados ao Hamas e à Jihad Islâmica. A ação foi justificada como uma resposta a uma suposta violação do cessar-fogo ocorrida na sexta-feira (30 de janeiro de 2026), quando foram vistos oito homens armados saindo de um túnel em Rafah.
Como resultado dessa operação, as FDI informaram que três pessoas foram mortas e uma foi detida, sendo esta última identificada como comandante do grupo extremista.
Contexto do Conflito e Planos de Paz
O ataque ocorreu um dia antes da reabertura da passagem de Rafah entre Gaza e o Egito, uma ação que está relacionada à atual fase do plano de paz proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Essa reabertura é vista como um passo significativo nas negociações para a paz na região.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.