Israel suspeita que Hamas tem informações sobre localização de corpos, afirmam fontes
Grupo palestino pode acessar restos mortais de mais seis reféns mortos na guerra da Faixa de Gaza

Conflito entre Israel e Hamas sobre corpos de reféns
Israel acredita que o grupo palestino Hamas possui informações sobre a localização de alguns dos reféns mortos, cuja devolução continua sendo um ponto de discórdia. Até o momento, o Hamas devolveu os corpos de nove dos 28 reféns que foram mortos.
Fontes israelenses afirmam que o Hamas pode ter acesso a pelo menos seis outros corpos, além de outros que estão em disputa. Israel tem conhecimento de que cinco corpos estão “desaparecidos”, enquanto a negociação sobre o paradeiro de outros reféns mortos ainda está em andamento. O Hamas, por sua vez, nega ter informações sobre a localização desses corpos.
Esforços do Hamas e resposta de Israel
Na quarta-feira (15), a ala militar do Hamas declarou que seriam necessários “esforços significativos e equipamentos especiais” para recuperar os corpos dos reféns restantes em Gaza. As Brigadas Al-Qassam afirmaram ter cumprido os acordos, entregando todos os prisioneiros vivos e os cadáveres que estavam sob sua posse.
Israel, por sua vez, tem pressionado o Hamas para a liberação de mais corpos, restringindo a ajuda humanitária que deveria entrar em Gaza. Em vez de 600 caminhões de ajuda, apenas 300 foram autorizados a entrar, conforme informado por uma autoridade israelense.
Possíveis novas medidas de Israel
O governo israelense está considerando implementar novas medidas, que podem incluir mais restrições à ajuda humanitária ou a reocupação do corredor de Netzarim, que separa as regiões norte e sul de Gaza. Embora um mecanismo para buscar restos mortais de corpos desconhecidos tenha sido acordado entre Israel e o Hamas, sua implementação ainda não começou.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.