Conflito entre Israel e Hamas sobre corpos de reféns
Israel acredita que o grupo palestino Hamas possui informações sobre a localização de alguns dos reféns mortos, cuja devolução continua sendo um ponto de discórdia. Até o momento, o Hamas devolveu os corpos de nove dos 28 reféns que foram mortos.
Fontes israelenses afirmam que o Hamas pode ter acesso a pelo menos seis outros corpos, além de outros que estão em disputa. Israel tem conhecimento de que cinco corpos estão “desaparecidos”, enquanto a negociação sobre o paradeiro de outros reféns mortos ainda está em andamento. O Hamas, por sua vez, nega ter informações sobre a localização desses corpos.
Esforços do Hamas e resposta de Israel
Na quarta-feira (15), a ala militar do Hamas declarou que seriam necessários “esforços significativos e equipamentos especiais” para recuperar os corpos dos reféns restantes em Gaza. As Brigadas Al-Qassam afirmaram ter cumprido os acordos, entregando todos os prisioneiros vivos e os cadáveres que estavam sob sua posse.
Israel, por sua vez, tem pressionado o Hamas para a liberação de mais corpos, restringindo a ajuda humanitária que deveria entrar em Gaza. Em vez de 600 caminhões de ajuda, apenas 300 foram autorizados a entrar, conforme informado por uma autoridade israelense.
Possíveis novas medidas de Israel
O governo israelense está considerando implementar novas medidas, que podem incluir mais restrições à ajuda humanitária ou a reocupação do corredor de Netzarim, que separa as regiões norte e sul de Gaza. Embora um mecanismo para buscar restos mortais de corpos desconhecidos tenha sido acordado entre Israel e o Hamas, sua implementação ainda não começou.
Fonte por: CNN Brasil