Janja afirma que chanceler alemão “não vivenciou a COP”

Primeira-dama comenta que Merz não explorou a culinária e atrações turísticas do local. Confira mais no Poder360.

18/11/2025 22:15

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Janja Lula da Silva critica chanceler alemão após COP30

A primeira-dama Janja Lula da Silva manifestou sua insatisfação com o chanceler alemão Friedrich Merz, afirmando que ele não teve a oportunidade de vivenciar as experiências culturais durante a COP30, realizada em Belém, no Pará. A declaração de Janja foi uma resposta ao comentário de Merz, que disse estar “contentes” por retornar à Alemanha.

Em entrevista, Janja destacou que Merz não participou da verdadeira experiência da conferência, afirmando: “Ele não viveu a COP, chegou aqui, entrou numa sala com ar-condicionado e não vivenciou o que é esse território.” Ela ressaltou que a realização da COP na Amazônia tinha como objetivo proporcionar uma imersão na cultura local.

Imersão cultural e críticas à COP

Janja também comentou sobre a natureza das conferências como a COP, que muitas vezes são menos imersivas, dificultando a conexão das delegações com a cidade-sede. Ela mencionou sua experiência em outras COPs, onde os participantes tendem a se isolar em tendas e salas com ar-condicionado, sem interagir com a realidade local.

Ela enfatizou que Merz não teve a chance de experimentar a culinária paraense ou participar das tradições culturais, como o carimbó, o que, segundo ela, limita a compreensão do que realmente é a Amazônia.

Reações de autoridades brasileiras

A fala do chanceler alemão gerou reações de diversas autoridades brasileiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um evento em Tocantins, criticou indiretamente Merz, afirmando que “Berlim não oferece 10% da qualidade do Brasil”. Ele sugeriu que o chanceler deveria ter explorado a cultura local para entender melhor o povo paraense.

Outros políticos, como o governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Igor Normando, também se manifestaram contra as declarações de Merz, destacando que suas palavras não refletem a percepção da população sobre a cidade e sua cultura.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.