Líder do PT afirma que aumento da carne nos EUA se deve à política de tarifas

Edinho Silva critica a tarifa e reforça que Lula está aberto ao diálogo com o governo Trump.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na segunda-feira (18.ago.2025), o presidente do PT, Edinho Silva, criticou a tarifa imposta ao Brasil pelo presidente norte-americano Donald Trump e associou a medida ao aumento dos preços da carne nos Estados Unidos.

Edinho declarou em publicação no X (antigo Twitter) que a medida é “irracional e prejudica os próprios norte-americanos”. Acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “continua disposto ao diálogo e à negociação, sempre com foco na proteção das empresas brasileiras”.

As tarifas implementadas por Trump sobre o Brasil entraram em vigor em 6 de agosto de 2025. O presidente americano estabeleceu uma alíquota de 50% sobre as importações brasileiras. Trata-se de uma taxa de 10% acrescida de um adicional de 40%. Consequentemente, a medida tornará as exportações do Brasil para os Estados Unidos mais dispendiosas.

Não todos os produtos serão cobrados na taxa completa de 50%. Foram excluídos do plano tarifário 694 produtos brasileiros, correspondendo a 43% de todo o que foi exportado para os Estados Unidos em 2024. Contudo, a carne não entrou na lista de isenções.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile