Liderança do Senado solicita calma ao vice-presidente em relação a decisão do ministro Moraes

Recentemente, membros da oposição adicionaram o caso do senador Marcos do Val (Podemos-ES) ao pedido de impeachment do ministro.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), solicitou tranquilidade aos membros da oposição nesta terça-feira (19.ago.2025) em relação ao pedido de impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O presidente da Câmara, Alcolumbre, também solicitou que os senadores presentes “desconsiderassem as disputas partidárias” em referência à pressão para tratar do processo contra Moraes.

Que este espaço seja um ambiente de diálogos e não de embates. Faço um chamamento à reflexão: muitas vezes o ódio e as agressões estão tomando o lugar do amor. Não estou me referindo à ideologia A ou B. Interessa termos um país dividido em constantes ofensas?

As eleições se passaram e todos seguem em constante processo de rivalidade eleitoral. É bom que a gente possa divergir, mas seria bom que pudéssemos buscar a paz. Que a gente possa deixar os embates do processo eleitoral de lado.

Antes da sessão, senadores da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informaram que incluíram no pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes um requerimento que trata das ações contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O senador e líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), afirmou em entrevista que o requerimento de adição foi apresentado para tratar das “grandes injustiças” em relação a Do Val, evitando a necessidade de um novo pedido de impeachment.

Ademais, o senador apontou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) agiu de forma inadequada nos seguintes pontos:

É necessário defender as prerrogativas parlamentares. Ele [Marcos do Val] não é assassino, corrupto, estuprador ou pedófilo. Está sendo punido por crimes de opinião em fase de investigação. Isso não existe, não há acusação, afirmou Portinho.

Este texto foi elaborado pelo estagiário de jornalismo Davi Alencar, com a supervisão do editor Augusto Leite.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile