Investigação de Roberta Luchsinger e Relação com Fábio Luís Lula da Silva
A empresária e lobista Roberta Luchsinger foi alvo de uma operação da Polícia Federal, denominada Sem Desconto, que ocorreu em 18 de dezembro de 2025. A investigação apura um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. Luchsinger esteve no Palácio do Planalto em duas ocasiões em abril de 2024, e é amiga de Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Indícios de Conexão com Fraudes na Previdência
As investigações revelam que Fábio Luís manteve uma relação próxima com Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, que está preso desde setembro de 2025. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS encontrou indícios de que Lulinha, como é chamado, tinha uma sociedade empresarial com Antunes. Documentos do STF mencionam Fábio Luís em relação aos pagamentos feitos por Antunes a Roberta, totalizando R$ 1,5 milhão.
Visitas ao Palácio do Planalto
Registros obtidos pela Lei de Acesso à Informação mostram que Roberta esteve no Palácio do Planalto em 17 e 18 de abril de 2024, enquanto Fábio Luís visitou o local em janeiro e março do mesmo ano. A Presidência informou que não é possível identificar os motivos das visitas ou com quem os dois se reuniram, pois essas informações não são registradas.
Histórico e Declarações de Roberta Luchsinger
Roberta é herdeira do ex-banqueiro suíço Peter Luchsinger e ficou conhecida por sua promessa de ajudar Lula durante a operação Lava Jato. Em uma nota enviada ao Poder360, ela negou qualquer envolvimento com descontos do INSS e afirmou que sua relação com Fábio Luís é de longa data, com várias viagens em conjunto. Seu representante também destacou que as negociações com a empresa de Antunes não avançaram.
Conclusão sobre as Acusações
As alegações envolvendo Roberta Luchsinger e Fábio Luís estão sendo analisadas pela Polícia Federal, mas até o momento, Fábio não é alvo de investigação. A situação continua a se desenrolar, com a expectativa de novos desdobramentos à medida que a operação Sem Desconto avança.
Fonte por: Poder 360
