“Lula afirma que cabeça erguida vale mais que um Nobel na Malásia”

Presidente da República critica medidas protecionistas antes de reunião com Donald Trump

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reunião entre Lula e Trump: Temas em Debate

Um dia antes de se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente brasileiro, Lula, reiterou sua oposição às medidas protecionistas implementadas pela administração americana. Durante uma declaração conjunta com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, Lula também fez uma crítica à busca de Trump por um prêmio Nobel da Paz.

Cooperação Bilateral e Questões Geopolíticas

No seu discurso, Lula enfatizou as oportunidades de cooperação entre o Brasil e a Malásia, mas direcionou a maior parte de suas palavras para questões geopolíticas, incluindo a guerra na Ucrânia e o conflito na Faixa de Gaza. Ele classificou a operação das Forças de Defesa de Israel no enclave palestino como “genocídio”, uma definição que também foi utilizada por Ibrahim momentos antes.

Expectativas para a Reunião

A coletiva de imprensa ocorreu pouco antes de Trump confirmar a reunião com Lula. Durante o voo no Air Force 1, o presidente americano mencionou que a redução da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros está condicionada a “circunstâncias adequadas”.

Conclusão sobre a Visita

A reunião entre os líderes é aguardada com expectativa, especialmente em relação às discussões sobre comércio e questões internacionais. A posição de Lula contra o protecionismo e suas críticas a conflitos globais devem ser temas centrais nas conversas.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile