Lula afirma que “colocará os problemas na mesa” com Trump
Lula comenta sobre encontro com republicano: “espero que role”; expectativa é que aconteça neste domingo (26)
Reunião entre Lula e Trump para discutir tarifas
Após a confirmação do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, Lula expressou sua disposição para negociar uma solução em relação às tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. O presidente brasileiro afirmou que está aberto ao diálogo e espera que a reunião seja produtiva.
Antes de participar de uma cerimônia na Universidade Nacional da Malásia, onde receberá um título de doutor honoris causa, Lula declarou: “Vim com a disposição que a gente possa encontrar uma solução”. Ele também negou que Trump tenha imposto exigências para o encontro, enfatizando que ambos os lados estão prontos para discutir sem pré-condições.
Expectativas para a negociação
Durante o voo a bordo do Air Force 1, Trump mencionou que os Estados Unidos estariam dispostos a considerar a redução das tarifas “sob as condições certas”. Lula reiterou que não há exigências de sua parte e que o foco será colocar todas as questões em discussão para buscar um entendimento.
Fontes do governo brasileiro indicam que não houve comunicação da Casa Branca sobre possíveis exigências que Trump possa apresentar durante a reunião. A expectativa é que o encontro possa abrir caminho para um diálogo mais construtivo entre os dois países.
Contexto das tarifas americanas
As tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos ao Brasil foram anunciadas em julho, com a justificativa de que o Brasil estaria adotando práticas comerciais desleais e reprimindo a oposição e a liberdade de expressão. O comunicado também mencionou o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado em um inquérito relacionado a tentativas de golpe.
A Casa Branca, no entanto, divulgou uma lista de exceções que inclui diversos produtos, como suco de laranja e aviões da Embraer. O governo brasileiro espera ampliar essa lista ou, alternativamente, conseguir a suspensão das tarifas enquanto as negociações estão em andamento.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.