Lula congratula Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia

Petista afirma que vencedor das eleições bolivianas terá apoio do governo brasileiro para fortalecer relações bilaterais.

1 min de leitura
Presidente Lula parabeniza o presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, pela vitória nas urnas neste domingo (19)

Presidente Lula parabeniza o presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, pela vitória nas urnas neste domingo (19)

Lula Parabeniza Rodrigo Paz pela Vitória na Bolívia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Rodrigo Paz, o novo presidente eleito da Bolívia, pela vitória nas eleições realizadas no último domingo (19). Em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (20), Lula revelou que enviou uma carta a Paz, que é senador pelo Partido Democrata Cristão (PDC), de centro-direita. Na mensagem, Lula enfatizou a importância do relacionamento entre Brasil e Bolívia, destacando a amizade e o respeito entre os países.

O presidente brasileiro ressaltou que o novo governo pode contar com o compromisso do Brasil em fortalecer as relações bilaterais e a cooperação em áreas de interesse mútuo. Ele afirmou que a Bolívia é um parceiro essencial na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária.

Compromisso com a Democracia e Desafios Futuros

Lula também comentou sobre a conclusão do processo eleitoral na Bolívia, que ocorreu “em clima de tranquilidade e harmonia”, evidenciando o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, um valor que deve ser mantido em toda a região.

A vitória de Rodrigo Paz, que derrotou o conservador Jorge “Tuto” Quiroga, marca o fim de quase 20 anos de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), que contava com o apoio da maioria indígena do país. Contudo, o PDC não conseguiu a maioria legislativa, o que exigirá que o novo presidente busque alianças para governar.

Expectativas para o Novo Governo

A plataforma moderada de Paz, que promete manter programas sociais e incentivar o crescimento do setor privado, parece ter atraído eleitores de esquerda descontentes com o MAS, mas que estão cautelosos em relação às medidas de austeridade propostas por Quiroga. O novo presidente tomará posse em 8 de novembro.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile