Lula contatou Xi Jinping em meio a disputa comercial com os EUA
O presidente brasileiro solicitou diálogo com o líder chinês; exportação de soja americana e tarifação serão abordados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve telefonar ainda nesta segunda-feira (11.ago.2025) ou na madrugada de terça-feira (12.ago) para o líder da China, Xi Jinping (Partido Comunista Chinês). O contato foi solicitado pelo petista. Ambos devem conversar sobre a disputa comercial instaurada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
Também estará na pauta o pedido feito pelo republicano para que os chineses quadruplicassem a compra de soja produzida nos Estados Unidos. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e a gréia é um dos principais produtos brasileiros exportados para o país asiático.
Trump anunciou na segunda-feira, 11 de agosto, a extensão do cessar-fogo comercial com a China por mais 90 dias. A extensão foi anunciada um dia antes do prazo anterior determinado pelo chefe da Casa Branca expirar. A nova data é 9 de novembro.
Tarifa+O X BRICS
O aumento para 50% das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil foi comunicado por Trump logo após a conclusão da cúpula de líderes do BRICS, grupo que inicialmente compreendia Brasil, Rússia, Índia e China, além da África do Sul. O encontro ocorreu no Rio em 6 e 7 de julho. O anúncio de Trump foi feito em 9 de julho.
Recentemente, Lula conversou por telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em 7 de agosto, e com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 9 de agosto.
Na reunião com Modi, ele e Lula propuseram elevar o comércio bilateral para além de 20 bilhões de dólares até 2030. Os dois também trataram das plataformas de pagamento virtual de seus países: o Pix (alvo dos americanos) e o sistema indiano UPI. A Índia se juntou ao Brasil na lista dos únicos países que receberam tarifas de 50% durante a tarifação.
Já com Putin, Lula comentou sobre a guerra na Ucrânia e o Brics. De acordo com o Palácio do Planalto, o líder russo compartilhou informações sobre negociações em andamento com os Estados Unidos. Putin se reunirá com Trump no Alasca em 15 de agosto para discutir um possível acordo de cessar-fogo no leste europeu.
Fonte por: Poder 360