Lula conversa com o autor de “Como as Democracias Morrem”

O cientista político americano Steven Levitsky se reuniu com o presidente na quarta-feira (13.ago).

14/08/2025 3:16

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na quarta-feira (14.ago.2025), a visita do cientista político norte-americano Steven Levitsky, professor da Universidade de Harvard e autor do livro “Como as Democracias Morrem”, obra que se tornou referência mundial no debate sobre ameaças a regimes democráticos.

Durante o encontro, Lula elogiou o trabalho do acadêmico e destacou a relevância de suas reflexões no atual momento político do país. Em publicação no X, o presidente afirmou que, “em momentos em que o extremismo tenta subverter os princípios básicos da sociedade brasileira, inclusive o voto popular, é sempre importante ouvir vozes que defendem a democracia”.

Lula recordou os incidentes que caracterizaram a crise institucional recente: “Houve uma tentativa de golpe. Projetos para eliminar autoridades e sustentar um grupo político que não obteve a eleição presidencial. Isso culminou no dia 8 de janeiro de 2023, que ficou marcado pelo impacto da destruição nas sedes dos Três Poderes”.

Em Brasília, Levitsky ministrou uma palestra magna, organizada pelo Curso de Relações Internacionais do IDP e pela Escola Nacional da Magistratura. O evento tratou sobre “Como as Democracias Podem Responder a Ameaças Autoritárias? Comparando o Brasil e os Estados Unidos” e analisou paralelos e diferenças entre as crises enfrentadas nos dois países.

O cientista político se reuniu com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Cristiano Zanin. Eles abordaram a relevância das instituições na proteção da democracia.

Levitsky também esteve no gabinete do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, ocorrendo a troca de livros e diálogos sobre o Estado Democrático de Direito.

O acadêmico, especialista em Estudos Latino-Americanos e Governo em Harvard, Levitsky coordena o David Rockefeller Center for Latin American Studies, é pesquisador sênior na Kettering Foundation e no Council on Foreign Relations. Sua pesquisa abrange temas como democratização, autoritarismo, partidos políticos e instituições frágeis na América Latina.

Levitsky visitou São Paulo no ano passado. Em evento de celebração dos 20 anos da Fundação FHC (Fernando Henrique Cardoso), mencionou as eleições nos Estados Unidos e afirmou que a sociedade não estava ciente do risco para a democracia com o retorno de Donald Trump (Partido Republicano) à Casa Branca.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.