Lula entrega aparelhos de radioterapia e afirma: ‘Sonho de muito tempo’

Entrega de Equipamento de Radioterapia em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde de hoje (23), da cerimônia de entrega de um novo equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo.
Durante seu discurso, Lula destacou a importância do acesso à saúde para a população trabalhadora, afirmando que a nova máquina de radioterapia é mais moderna do que a que ele utilizou em suas sessões em Brasília. Ele enfatizou que esse momento representa um sonho realizado para muitos.
Medidas de Atendimento à População
O presidente também abordou iniciativas voltadas para melhorar o atendimento à população, como o programa Aqui Tem Mais Especialistas. Este projeto oferece atendimento odontológico e consultas com especialistas em vans e carretas, levando serviços de saúde mais próximos das comunidades.
Lula ressaltou que o objetivo é garantir ao povo brasileiro o respeito que merece, promovendo um acesso mais igualitário aos serviços de saúde.
Impacto do Novo Equipamento
O acelerador linear entregue hoje é uma das opções mais avançadas para o tratamento de câncer e faz parte de um total de 105 aparelhos adquiridos nos últimos três anos, que serão distribuídos por todo o país. Com a chegada desse novo equipamento, o Hospital Santa Marcelina espera aumentar em 30% o número de atendimentos e reduzir o tempo de espera para o início do tratamento de 45 para apenas 10 dias.
Leia também
A instituição também firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, recebendo R$ 166,7 milhões para aprimorar o atendimento a pacientes em tratamento de câncer. Além disso, o hospital foi certificado como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo sua importância na formação de profissionais e na pesquisa na área da saúde.
Entregas Simultâneas e Expansão da Radioterapia
Durante o evento, também foram realizadas entregas simultâneas de aceleradores em Fortaleza (CE) e Sinop (MT), além da assinatura de um contrato para a compra de 20 tomógrafos para hospitais do SUS. O Hospital Santo Antônio, em Sinop, se tornará parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, visando reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros e ampliar o acesso aos tratamentos.
O equipamento destinado a Fortaleza será instalado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, que já é referência no diagnóstico e tratamento do câncer no estado.
Contratações e Futuro da Radioterapia no Brasil
Desde 2023, foram contratados 155 aceleradores lineares, com a previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados. Essas ações visam fortalecer a infraestrutura de saúde e garantir um atendimento mais eficiente e acessível para os pacientes com câncer em todo o Brasil.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


