O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, na terça-feira (12.ago.2025), o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza. Marcelo Weick Pogliese, atualmente assessor especial da presidência da Petrobras, assume a vaga.
A Casa Civil comunicou oficialmente que a saída foi solicitada por Souza. A substituição será formalizada na edição de segunda-feira (18.ago) do Diário Oficial da União.
Souza foi nomeado para a função em 23 de julho de 2024. Ele substituiu Wellington César Lima e Silva, que renunciou à direção da secretaria para ocupar a posição de advogado-geral da Petrobras.
Pogliese atuou como auxiliar na SAJ entre 2023 e 2024. Em agosto de 2024, foi designado para trabalhar na estatal. Ele possui doutorado em direito pela UERJ e exerce a advocacia e a docência na Universidade Federal da Paraíba.
A SAJ (Secretaria para Assuntos Jurídicos) não possui status de ministério, sendo um dos órgãos mais relevantes do Palácio do Planalto. É responsável pelo Diário Oficial da União e por realizar análises jurídicas de projetos. O secretário tem contato diário com o presidente da República.
Fonte por: Poder 360