Lula homenageia Mahatma Gandhi durante visita à Índia
Lula é recebido por Narendra Modi em visita ao memorial em 2023; confira os detalhes no Poder360.
Visita de Lula à Índia e Encontros com Líderes Locais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Raj Ghat, em Nova Délhi, no último sábado (21 de fevereiro de 2026). O local abriga as cinzas de Mahatma Gandhi, um importante líder espiritual e ativista indiano.
Nesta visita, Lula não estava acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, que estava em Seul, na Coreia do Sul, cumprindo uma agenda própria. O casal já havia visitado o memorial em 2023 durante a 18ª Cúpula do G20.
Encontros e Acordos Firmados
O presidente brasileiro se reuniu com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e a presidente Droupadi Murmu. Durante o encontro, foram assinados oito acordos nas áreas de saúde, defesa, energia e tecnologia.
Após a assinatura, Lula expressou seu desejo de aumentar o comércio entre Brasil e Índia para US$ 30 bilhões até 2030, destacando a importância das relações bilaterais.
Atividades e Próximos Passos
Desde sua chegada na quinta-feira (19 de fevereiro), Lula participou de um fórum sobre inteligência artificial e teve reuniões bilaterais com líderes de outros países, incluindo Emmanuel Macron, Anura Kumara Dissanayake e Andrej Plenković. Ele também se encontrou com o CEO do Google, Sundar Pichai.
No domingo (22 de fevereiro), Lula seguirá para Seul, onde se reunirá com o presidente Lee Jae Myung e executivos de grandes empresas sul-coreanas.
Leia Mais
- Lula volta a excluir China do grupo de democracias do Sul Global
- Lula anuncia cooperação com Índia em medicamentos raros
- Lula quer elevar comércio com Índia a US$ 30 bi até 2030
- Leia os acordos firmados durante viagem de Lula à Índia
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.