Lula pode perder cerca de 20 ministros, incluindo Gleisi, para as eleições

Chefes de ministérios são cotados para cargos nas eleições deste ano; negociações sobre postos e prazos de saída do governo continuam.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Gleisi Hoffmann Confirma Pré-Candidatura ao Senado

A ministra Gleisi Hoffmann anunciou sua pré-candidatura ao Senado, marcando uma nova baixa no alto escalão do governo federal em meio às eleições de outubro. Com o prazo de desincompatibilização se aproximando, as movimentações políticas estão se intensificando, envolvendo pelo menos 20 ministros do governo Lula.

Os integrantes do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão se preparando para concorrer a cargos na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Executivos estaduais. Enquanto alguns já confirmaram suas intenções publicamente, outros, como as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente), ainda estão em negociações.

Movimentações Políticas e Estratégias do Governo

Os ministros têm até seis meses antes das eleições para deixar seus cargos, conforme a legislação eleitoral. Gleisi Hoffmann, atualmente licenciada do cargo de deputada federal, pretende disputar uma das vagas do Senado pelo Paraná. Sua saída do ministério foi resultado de intensas negociações, dado seu papel crucial na relação entre o Congresso e o Planalto.

O governo Lula busca fortalecer sua presença no Senado, tentando conter o crescimento da influência bolsonarista, que visa aumentar sua representação e poder sobre questões como impeachment e indicações para o STF.

Ministros em Disputa

Além de Gleisi Hoffmann, outros ministros também estão de olho nas vagas do Senado, incluindo Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esportes). Vários ministros também devem concorrer a cadeiras na Câmara dos Deputados, como Anielle Franco, que busca uma vaga pelo PT no Rio de Janeiro, e Sônia Guajajara, que tentará a reeleição.

Renan Filho, ex-governador de Alagoas e atual ministro dos Transportes, é cotado para concorrer novamente ao governo do estado. Apesar das pressões, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que não pretende se candidatar em 2026, mesmo com tentativas do presidente Lula de convencê-lo a entrar na disputa.

Lista de Ministros com Pré-Candidaturas Ventiladas

Confira os ministros que estão sendo cogitados para a disputa eleitoral deste ano:

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile