Lula pretende mostrar a realidade do Brasil para Trump em visita ao Palácio do Alvorada

O presidente inaugurou uma videira da espécie vitória neste sábado e criticou o tarifário imposto pelos Estados Unidos: “Não faz sentido”.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, no sábado (16.ago.2025), que almeja que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), visite o Palácio da Alvorada para “conhecer o Brasil verdadeiro” e para que ambos “possam conversar”. O líder norte-americano impôs, em 9 de julho, tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

A afirmação foi feita enquanto o petista plantava uma videira Vitória na residência oficial da Presidência. Lula também criticou o republicano. Declarou que “não serve de nada” taxar a fruta.

O presidente afirmou em vídeo, divulgado no Instagram, que a uva brasileira, desenvolvida pela Embrapa, é uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo. Ele mencionou que, em um sábado, estava plantando o pé de uva Vitória no Palácio da Alvorada, um local que espera que o interlocutor possa visitar e conhecer o Brasil autêntico.

“O Brasil do povo que aprecia o samba, que gosta do Carnaval, que aprecia o futebol, que tem afinidade com os Estados Unidos, que tem afinidade com a China, que tem afinidade com a Rússia, que tem afinidade com o Uruguai, que tem afinidade com a Venezuela. Nós gostamos de todo mundo”, declarou Lula. Em seguida, concluiu: “Eu espero que um dia a gente possa conversar, presidente Trump, para que o senhor aprenda a qualidade do povo brasileiro”.

Apesar das críticas às tarifas, Lula enviou uma carta a Trump o convidando para a COP30, Conferência do Clima da ONU, que será realizada em novembro em Belém (PA). O governo do petista nunca havia procurado o presidente norte-americano desde o início da nova administração na Casa Branca, em 20 de janeiro.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile