Lula realiza visita a comunidades indígenas no Pará no segundo dia de agenda
Presidente visita Aldeia Vista Alegre do Capixauã e Comunidade Jamaraquá neste domingo (2)
Visita de Lula a Aldeias Indígenas no Pará
No segundo dia de compromissos no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou aldeias indígenas, começando pela Aldeia Vista Alegre do Capixauã, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. Em seguida, Lula se dirigiu à Comunidade Jamaraquá, situada na Floresta Nacional do Tapajós.
Durante sua visita, Lula expressou sua gratidão pelo acolhimento recebido na Aldeia Vista Alegre, onde teve a oportunidade de interagir com as crianças da comunidade e participar de uma roda de conversa conduzida pela cacique Irenilce Kumaruara.
Retorno a Belém e Próximas Visitas
O presidente retornará a Belém ainda neste domingo (2). Na segunda-feira (4), ele planeja visitar comunidades quilombolas e indígenas em áreas de difícil acesso. Lula enfatizou a importância de ouvir e ver os povos originários, que desempenham um papel crucial na preservação da floresta e dos recursos hídricos.
Compromissos na COP30
Lula embarcou para Belém no último sábado (1°) para iniciar reuniões relacionadas à COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e deve permanecer na capital paraense até sexta-feira (7). As reuniões bilaterais com outros países estão programadas para o dia 5 de novembro, enquanto nos dias 8 e 9, o presidente viajará a Fernando de Noronha para o lançamento de um projeto de energia solar na ilha.
Cúpula de Líderes da COP30
A Cúpula de Líderes da COP30 ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, com Lula focando em temas como o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, transição energética e financiamento climático. No primeiro dia, o evento começará às 10h, com debates sobre mudanças climáticas, florestas e oceanos. O segundo dia abordará a transição energética pela manhã e o marco dos 10 anos do Acordo de Paris à tarde.
Hospedagem Durante a COP30
Ainda não foi definida a hospedagem do presidente durante a COP30. Há a possibilidade de que ele fique em um barco, e também foi cogitada a opção de um navio das Forças Armadas para acomodar ministros e autoridades. A Marinha disponibilizará embarcações para a Força de Trabalho do Governo Federal, além de barcos fretados para delegações de governos estaduais e internacionais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.