Lula recebe o presidente do Equador

Esta é a primeira de uma série de visitas oficiais acordadas no âmbito das negociações com os Estados Unidos.

18/08/2025 11:08

1 min de leitura

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, min. Fernando Haddad, Min. Geraldo Alckmin, Sen. David Alcolumbre, Dep. Hugo Motta entre outros durante anuncio do Plano Brasil Soberano, no Pal. do Planlto.  | Sérgio Lima/Poder360 - 13.ago2025
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, min. Fernando Haddad, Min....

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá nesta segunda-feira (18.ago.2025) o presidente do Equador, Daniel Noboa (Ação Democrática Nacional, centro-direita), em uma visita de Estado.

Após o encontro no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), as autoridades prosseguem para o Palácio Itamaraty, onde participam de um almoço.

Esta é a primeira de uma série de visitas oficiais negociadas no âmbito do setor tarifário norte-americano. O governo federal tem como objetivo diversificar seus parceiros comerciais nas Américas e na África, enquanto aguarda o anúncio de novas sanções por parte dos Estados Unidos. Consulte aqui a agenda de Lula desta semana.

Acompanhe ao vivo:

Taxa dos EUA

A revogação de vistos para funcionários e ex-funcionários do Executivo brasileiro, bem como para integrantes da Organização Pan-Americana de Saúde que participaram do programa Mais Médicos, na quarta-feira (13.ago), indica que novas medidas punitivas estão previstas.

O argumento é que o Brasil, por meio do Mais Médicos, contornou sanções americanas impostas a Cuba. O programa não possui mais ligação com o governo cubano desde 2018.

A revogação teve efeito algumas horas após o anúncio da MP (Medida Provisória), denominada Brasil Soberano, estabelecida para auxiliar empresas afetadas pela tarifação.

Presidente Reelected

Daniel Noboa tomou posse oficialmente como chefe de Estado do Equador em maio, recebendo a faixa presidencial das mãos de Niels Olsen, presidente da Assembleia Nacional Equatoriana, e assegurando o combate às organizações criminosas do país.

Em determinado momento, Noboa também afirmou que pretende atrair investimentos privados para estimular a economia equatoriana. Acrescentou que implementará reformas compatíveis com o acordo estabelecido com o Fundo Monetário Internacional.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):