Lula revela os sambas-enredos do Carnaval do Rio de Janeiro

Desfile da Acadêmicos de Niterói homenageará Lula, Rita Lee e Ney Matogrosso; confira detalhes no Poder360.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Carnaval 2026: Enredos Biográficos das Escolas de Samba

No Carnaval de 2026, a maioria dos enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro será biográfica, com ênfase em personalidades de diversas áreas artísticas e políticas. Ao todo, 8 das 12 escolas homenagearão figuras que contribuíram para a criação de novos padrões estéticos, a valorização da cultura negra e a luta contra preconceitos.

Personalidades Homenageadas

Entre os homenageados estão:

Além dessas figuras, a carnavalesca Rosa Magalhães e o mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Mestre Ciça, também serão temas de enredos. As escolas contarão a história de importantes personalidades como o curandeiro Mestre Sacaca e o líder religioso Príncipe Custódio do Bará.

Resgate da Cultura Africana

Os desfiles deste ano reforçarão a importância da cultura de origem africana, com enredos que abordam a religião afro-cubana Santeria e manifestações religiosas do Recôncavo Baiano. A Grande Rio, por sua vez, homenageará o movimento musical Manguebeat, que surgiu na década de 1990 em Recife.

Sambas-Enredos do Carnaval

1º dia – domingo (15.fev)

2º dia – 2ª feira (16.fev)

3º dia – 3ª feira (17.fev)

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial ocorrerão durante três dias, de domingo (15.fev) a terça-feira (17.fev), seguindo o modelo iniciado em 2025.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile