Concurso Nacional Unificado reúne mais de 760 mil candidatos
No último domingo (5), mais de 760 mil candidatos em todo o Brasil participaram da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos“. As provas objetivas foram aplicadas em 228 cidades, em 1.294 locais de prova, incluindo a capital paulista.
Os portões abriram às 11h30 e fecharam pontualmente às 12h30. A prova teve início às 13h e terminou às 18h. Os participantes precisaram apresentar um documento de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com tubo transparente. Embora não fosse obrigatório, foi recomendado que os candidatos também levassem o cartão de inscrição.
Estrutura da prova e número de vagas
Um total de 761.545 pessoas se inscreveram para disputar 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. A estrutura da prova varia conforme o nível de escolaridade:
- Nível Superior: 90 questões de múltipla escolha.
- Nível Intermediário: 68 questões de múltipla escolha.
O conteúdo da prova abrange conhecimentos gerais, como Língua Portuguesa, raciocínio lógico e atualidades, além de uma parte específica, escolhida pelo candidato no momento da inscrição, de acordo com a área de atuação desejada.
Próximas etapas do concurso
Os resultados da prova objetiva serão divulgados no dia 12 de novembro. Os candidatos aprovados nesta fase avançarão para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. O resultado final do concurso, que definirá os novos servidores públicos, está previsto para ser divulgado em 30 de janeiro de 2026. A maioria dos inscritos é composta por mulheres, que representam uma parcela significativa dos candidatos em busca de uma vaga no funcionalismo público.
Fonte por: Jovem Pan