Mais de um milhão de solicitações para CNH em seis dias
Nos últimos seis dias, mais de um milhão de pessoas iniciaram o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através da nova plataforma, conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O aplicativo CNH Brasil já conta com mais de 19,4 milhões de usuários, e o Ministério dos Transportes espera que o novo modelo reduza em até 80% os custos para a obtenção do documento.
Novas regras facilitam a obtenção da CNH
As novas diretrizes para a obtenção da CNH eliminam a obrigatoriedade de aulas em autoescolas, oferecendo gratuitamente todo o conteúdo teórico no aplicativo do governo, sem exigência de carga horária mínima. Essa mudança visa modernizar e baratear o processo de habilitação, além de facilitar as renovações para motoristas já habilitados.
Outra inovação é a possibilidade de renovação automática e gratuita da CNH para motoristas considerados “bons condutores”, que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses e estejam registrados no Registro Nacional Positivo de Condutores.
Formação de instrutores e cursos para condutores
Com a nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 57,1 mil pessoas estão em processo de formação para se tornarem instrutores autônomos, sendo que mais de 32 mil já obtiveram o certificado, permitindo atuação independente. O curso de formação para condutores tem sido bastante procurado, atraindo 823,3 mil usuários até o momento, com mais de 280 mil já concluindo a fase teórica.
Os candidatos podem utilizar veículos particulares e optar por aulas com instrutores autônomos credenciados pelo Detran. A carga mínima de aulas práticas foi reduzida de 20 para apenas duas horas, que podem ser realizadas em autoescolas ou com instrutores independentes.
Conclusão sobre as mudanças na CNH
As novas regras para a obtenção da CNH representam um avanço significativo na modernização do processo de habilitação no Brasil, promovendo maior acessibilidade e redução de custos. Com a eliminação de exigências tradicionais e a introdução de novas facilidades, espera-se que mais pessoas possam obter sua CNH de forma mais rápida e eficiente.
Fonte por: Jovem Pan
